PLANEJAMENTO ANUAL PARA O
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora Jeane
Brasilino
GEOGRAFIA 3º ANO - (Livro adotado: Projeto Pitanguá-
Editora Moderna)
Unidades
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Temas
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Objetivos
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1- Bairro: lugar de convivência
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• O bairro
• Mudanças no bairro
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•
Compreender que o bairro é um espaço das relações sociais e que está inserido
em uma totalidade espacial mais ampla.
•
Perceber que o espaço geográfico está em constante transformação.
•
Identificar as mudanças e as permanências ocorridas na paisagem.
•
Reconhecer as ações do ser humano, ao longo do tempo, responsáveis pelas
transformações ocorridas na paisagem.
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2- Os serviços públicos do bairro
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• Os serviços públicos
e o bem-estar de todos
• Em busca de
melhorias para o bairro
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•
Reconhecer o papel do governo e da sociedade na oferta de serviços públicos e
em sua manutenção e conservação.
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3- Os bairros são diferentes
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• Diferenças entre os
bairros
• O Centro e os
bairros periféricos
|
•
Identificar diferenças socioespaciais entre centro e periferia, reconhecendo
a relação entre ambos os espaços.
•
Utilizar a linguagem gráfica, em especial a cartográfica, para a leitura e a
representação do espaço.
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4- Conhecendo o município
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• O que é o município
• A relação entre
campo e cidade
|
•
Reconhecer o município, na organização político-administrativa brasileira,
como a unidade de menor hierarquia e como espaço construído pelas pessoas.
•
Identificar diferenças entre a paisagem rural e a urbana, reconhecendo as
características de cada uma.
•
Reconhecer as diferentes relações entre cidade e campo.
•
Conhecer diferentes formas de representação dos espaços rural e urbano.
|
5- A organização do município
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• Quem governa o
município
• Os limites do
município
|
•
Reconhecer os governantes do município e o trabalho desenvolvido por eles.
•
Identificar limites naturais e limites artificiais.
• Conhecer
os municípios que fazem parte da região metropolitana de Recife (PE).
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6- As cidades
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• A origem das cidades
• Cidades planejadas
|
•
Descrever área rural e urbana, identificando elementos existentes nas duas
áreas.
•
Perceber a transformação da natureza para construção de cidades.
•
Identificar cidades planejadas, como cidades que nascem no papel (Brasília).
•
Pesquisar a história de Recife.
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7- Diferentes paisagens
|
• A paisagem e seus
elementos
• Mudanças na paisagem
|
•
Reconhecer que a paisagem é composta de elementos naturais (próprios da
natureza) e de elementos culturais (construídos pelo ser humano).
•
Perceber que as paisagens são dinâmicas, transformando-se com o passar do
tempo.
•
Compreender a formação de diferentes paisagens culturais como resultado do
trabalho humano.
• Diferenciar
a paisagem urbana da rua.
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8- O rio e a vegetação: elementos da
paisagem
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• Conhecendo o rio
• A vegetação
|
•
Conhecer melhor alguns elementos naturais da paisagem.
•
Identificar as partes de um rio.
|
9- Ambientes ameaçados
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• Problemas ambientais
na cidade
• Problemas ambientais
no campo
|
•
Analisar a ação humana sobre os elementos naturais e suas consequências na
paisagem.
•
Reconhecer as principais causas da poluição nos espaços urbano e rural.
•
Identificar elementos da paisagem representados por meio da linguagem cartográfica.
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CIÊNCIAS 3º ANO - (Livro adotado:
Projeto Pitanguá- Editora Moderna)
Unidades
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Temas
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Objetivos
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1- O Sol e a vida na Terra
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• O dia e a noite
• A luz e os seres
vivos
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•
Conhecer a localização do planeta Terra, da Lua e do Sol.
•
Reconhecer o Sol como a estrela que produz luz e calor que chega à Terra.
•
Entender o que significa a expressão “movimento aparente do Sol” e
relacioná-lo à sucessão dos dias e das noites.
•
Compreender que o movimento da Terra ao redor de seu próprio eixo é
responsável pelo fenômeno dos dias e das noites.
•
Perceber a importância da luz solar para os seres vivos.
|
2- O calor e a vida na Terra
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• O calor e os seres
vivos
•O solo abriga muitos
seres vivos
|
•
Identificar o Sol como a principal fonte de calor da Terra.
•
Perceber a importância do calor para os seres vivos.
•
Reconhecer a importância do solo para a vida de diversos seres vivos.
|
3- A água, o ar e os seres vivos
|
• Os seres vivos
precisam de água
• Os seres vivos
precisam de ar
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• Reconhecer a água e
o ar como recursos indispensáveis à vida.
• Perceber os efeitos
da escassez de água para os seres vivos.
• Compreender que a
maioria dos seres vivos usa o gás oxigênio presente no ar ou dissolvido na
água para respirar.
|
4- Os seres vivos e o ambiente
|
• Os diferentes tipos
de seres vivos
• Ambientes aquáticos
e ambientes terrestres
|
•
Reconhecer que existem diferentes formas, tamanhos e tipos de plantas e
animais.
•
Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquático e terrestre, bem
como entre os seres vivos que os habitam.
•
Perceber relações entre os seres vivos e os elementos não vivos do ambiente.
|
5- Conhecendo as plantas
|
• O ciclo de vida das
plantas
• As partes do corpo
das plantas
|
•
Compreender que as plantas apresentam ciclo vital.
•
Diferenciar a reprodução por sementes da propagação vegetativa das plantas.
•
Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
• Identificar
a folha como órgão da respiração e principal órgão produtor de alimento de
uma planta.
•
Identificar o caule como órgão sustentador e condutor.
•
Identificar a raiz como órgão que fixa a planta ao ambiente e armazena
reservas para a planta.
•
Identificar a flor como órgão reprodutor da planta e compreender os processos
básicos da polinização.
•
Identificar o fruto como protetor das sementes, e estas como estruturas
germinativas, capazes de formar uma nova planta.
|
6- Conhecendo os animais
|
• As características
dos animais
• A locomoção e a
alimentação dos animais
|
•
Compreender que os animais apresentam ciclo vital.
•
Diferenciar os animais por sua forma de nascimento: do corpo da mãe
(vivíparos) ou de ovos (ovíparos).
• Compreender
a metamorfose como um processo de desenvolvimento e transformação no corpo de
muitos animais.
•Familiarizar-se
com dois critérios de classificação dos animais: o hábito alimentar
(herbívoro, carnívoro e onívoro) e o meio de locomoção.
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7- Animais vertebrados e animais
invertebrados
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•Os animais
vertebrados
• Os animais
invertebrados
|
•
Distinguir animais vertebrados e invertebrados, reconhecendo a presença da
coluna vertebral como elemento de
classificação entre esses dois grupos.
•
Classificar vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
•
Reconhecer a existência de milhares de invertebrados, cuja maior parte e de
pequeno porte e habita ambientes aquáticos e terrestres.
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8- Como são os seres humanos
|
• As características
dos seres humanos
• O corpo humano
|
•
Reconhecer que os bebês humanos são gerados no interior do corpo das mães,
durante um período aproximadamente de nove meses.
•
Conhecer algumas características dos períodos da vida dos seres humanos:
infância, adolescência, fase adulta e velhice.
•
Reconhecer as características gerais do corpo humano: externamente, pode ser
dividido em cabeça, tronco e membros; internamente, apresenta órgãos com
funções distintas e complexas.
•
Reconhecer algumas funções do cérebro, dos pulmões, dos rins, do estômago e
dos intestinos, da pele, do coração, dos ossos e dos músculos.
•
Conhecer a importância das atividades físicas e da higiene na prevenção de
diversas doenças.
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9- Os seres humanos descobrem e
inventam
|
• Uma grande
descoberta: a eletricidade
• As invenções
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•
Identificar a importância da energia elétrica nos dias de hoje.
•
Reconhecer aparelhos que funcionam com a eletricidade.
•
Identificar fontes de energia elétrica.
•
Compreender que a Ciência e suas criações são dinâmicas, são modificadas e
renovadas de acordo com os avanços no conhecimento e com as demandas sociais.
•
Reconhecer os meios de comunicação como invenções importantes para o acesso
ao exercício de cidadania, sobrevivência e interação do mundo social.
•
Compreender as vacinas como invenções relacionadas à prevenção de doenças na
população.
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LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO 3º ANO -
(Livro adotado: Ápis- Letramento e Alfabetização - Editora Ática)
Unidades
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Temas
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Objetivos
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1-
De
uma história a outra...
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• Gênero: História em
quadrinho
• Produção de texto:
História em quadrinhos
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Onomatopeias;
• Sílabas
• Qua/ Que/ Qui
• Mesmas letras- outro
som
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• Identificar nas HQ a intenção de
divertir o leitor, nelas aparecem o uso de imagens, letras em tamanhos
diferentes, balões de fala, palavras que indicam sons e uma linguagem mais
informal.
• Desenvolver
as habilidades de leitura para compreender o texto, identificando e
selecionando informações.
•
Comparar diferentes textos e reconhecer a qual gênero pertence cada um deles.
•
Levar o aluno a identificar, a partir da leitura e do contato com histórias
em quadrinhos, as principais características desse gênero.
•
Reconhecer o valor expressivo das onomatopeias e empregá-las adequadamente.
•
Reconhecer a sílaba em palavras e perceber quantidade de sílabas. Organizar
sílabas e formar palavras.
•
Compreender a classificação das sílabas.
• Analisar
as diferenças sonoras entre palavras com que, que, qui.
•
|
2- Poema...
|
• Gênero: Poema
• Produção de texto:
Poema
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Sinônimos e
antônimos
• Sílabas com –ão;
• Plural de palavras
terminadas em –ão;
• Separação de sílabas
|
• Caracterizar o poema como um gênero textual norteado por
características específicas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo
despertar de sentimentos, pelo provocar de emoções.
• Produzir
poemas, levando em conta suas características essenciais.
• Estruturar a ideia
de sinônimo e antônimo.
• Diferenciar
sinônimos e antônimos.
• Reconhecer palavras
terminadas em ão em diferentes contextos.
• Entender
que as palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos:
-ões, -ãos ou –ães. Não havendo uma regra específica a ser seguida para se
fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da
origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.
•
Separar corretamente as palavras em sílabas.
•
Classificar as palavras quanto ao número de sílabas.
|
3- Texto em versos e texto em prosa
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• Gênero: Texto em
versos e texto em prosa
• Produção de texto:
Criação de final da história em prosa ou em verso
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Substantivo
• Substantivo próprio
e substantivo comum
• Uso de letra maiúscula
• R intrometido
• Palavras terminadas
em -ada
|
• Reconhecer texto em prosa como escrito em
frases contínuas e texto em versos escrito em versos reunidos em estrofes,
podendo ter rimas, que são sons que se repetem.
• Identificar
palavras que dão nomes a animais, objetos, lugares, pessoas, ruas, bairros e
cidades.
• Compreender o
conceito de substantivo próprio e comum.
• Diferenciar os
substantivos em próprio e comum.
• Decifrar códigos
relacionando símbolos à ordem alfabética.
• Utilizar-se
corretamente do uso das letras maiúsculas.
• Aplicar a letra R
nas palavras.
• Identificar o sufixo
–ada como grande quantidade (papelada, rapaziada, etc)
|
4- Fábula
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• Gênero: Fábula
• Produção de texto:
Fábula a partir de moral
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Adjetivo
• Palavras com –ans/
-ens/-ins/ -nos/ -uns
|
• Reconhecer o gênero fábula em meio a
outros gêneros.
• Fazer antecipação de fatos com base no título ou no desfecho do texto. • Construir textos respeitando as características essenciais do gênero fábula. • Apropriar-se dos procedimentos de revisão textual, compreendendo-os como parte integrante do processo de produção de texto.
• Identificar
características do gênero fábula.
• Definir o conceito
de adjetivo.
• Reconhecer as
palavras como adjetivos e perceber sua função.
• Escrever
corretamente palavras com ans/ -ens/-ins/ -nos/ -uns
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5- Conto (I)
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• Gênero: Conto
• Produção de texto:
Produção de conto com base em ilustrações
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Frase e pontuação
• A concordância das
palavras na frase: gênero e número
• Número: singular e
plural
• C ou Ç?
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• Identificar O conto como um texto
narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado
acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia
jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser
fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.
• Identificar características do gênero conto.
• Compreender a
utilização dos sinais de pontuação.
• Refletir sobre o uso
da pontuação.
• Identificar
diferenças no sentido das palavras no singular ou plural.
• Escrever frases com
coesão e coerência, pontuando-as corretamente.
• Reconhecer formação
do plural: acrescentando S ou ES.
• Escrever o plural de
palavras.
• Perceber o uso da
letra C antes das vogais E e I e da letra Ç antes das vogais A, O e U.
• Identificar as
diferenças de grafia e significado nas palavras com C ou Ç.
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6- Conto (II)
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• Gênero: Conto
• Produção de texto:
Criação de diálogos em balões
• Produção de texto:
Produção de texto em prosa
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Uso da vírgula em
enumerações
• Verbo: marcador dos
tempos passado, presente e futuro
• Uso de –am e de –ão
nos verbos
|
• Conhecer alguns contos por nacionalidade:
brasileiro, russo, francês e por categorias relacionadas ao gênero,
denominando-se em contos maravilhosos, policiais, de amor, ficção científica,
fantásticos, de terror, mistério, dentre outras classificações, tais como
tradicional, moderno e contemporâneo.
• Desenvolver
a produção de um conto na linguagem escrita, utilizando-se de diálogos com
balões.
• Analisar as formas
nas quais os verbos podem ser apresentados.
• Reconhecer as
variações do verbo de acordo com o tempo, cuja ação é executada.
• Identificar palavras
que indicam ações.
• Reconhecer o que os
verbos indicam: ação, estado e fenômeno da natureza.
• Completar frases
utilizando verbos.
• Identificar o uso de
–am quando o verbo estiver no passado e –ão se o verbo estiver no futuro.
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7- Relato pessoal
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• Gênero: Relato
pessoal
• Produção de texto:
Relato pessoal
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• As pessoas do verbo
• Pronomes pessoais
• A linguagem do dia a
dia (“a gente”)
• R em final de sílaba
|
• Identificar relato pessoal como um relato
das experiências da vida de uma determinada pessoa, abarcando suas vivências,
os traços que marcaram sua existência.
• Reconhecer
os verbos e utilizá-los para completar texto.
•
Levar o aluno a apropriar-se do conceito de pronome e compreender seu papel
em gêneros como o relato pessoal.
• Compreender as mudanças na fala e na escrita, ocorridas naturalmente (
a gente).
• Identificar a expressão a gente nas conversas do dia a dia, em poemas,
letras de música, tirinhas e outros textos informais.
•
Identificar nas palavras o uso da letra R em final de sílaba.
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8- Cartas
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• Gênero: Carta
• Produção de texto: Carta do leitor
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Variedades
linguísticas: o formal e o informal
• Formação de palavras
com -polis
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• Caracterizar o gênero carta como um
gênero textual simples, ou seja, que não possue muitas regras e
estrutura para serem seguidas. Quanto à estrutura, a carta pessoal deve
seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo,
3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.
• Utilizar
a capacidade de ler para compreender as cartas.
•
Verificar outras cartas em diferentes contextos.
•
Escrever carta utilizando-se da linguagem formal e informal.
•
Identificar palavras formadas com o sufixo –polis, identificando-a como
cidade de (Florianópolis- cidade de Floriano)
|
9- Texto instrucional
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• Gênero: Texto
instrucional
• Produção de texto:
Texto instrucional: receita
• Produção de texto:
Cartaz
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Uso de verbos no
imperativo
• Sons do X
|
• Reconhecer
textos instrucionais, os quais pertencem aos gêneros textuais, cuja
finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo.
• Levar
o aluno a construir, a partir da leitura e do contato com cartazes, o
conceito de cartaz como gênero e identificar suas principais características.
•
Desenvolver habilidades e estratégias na elaboração de texto instrucional:
receita.
• Perceber
a finalidade da diferenciação das letras no escrito do cartaz.
•
Identificar as informações no cartaz.
•
Identificar nas palavras os sons do X.
•
Reconhecer no texto, os verbos no imperativo.
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10- Agora... poemas
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• Gênero: Poema
• Produção de texto:
Poema
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Falar uma coisa e
dizer outra: o sentido das palavras
• Sons nasais
• M antes do P e do B
|
• Reconhecer o poema como um gênero textual norteado por
características específicas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo
despertar de sentimentos, pelo provocar de emoções.
• Reconhecer
as características do poema.
•
Aplicar conhecimentos e escrever poemas com coesão e coerência.
• Identificar
o uso do M antes do P e B.
•
Perceber que o M aparece sempre antes de P ou B.
•
Perceber que uma mesma palavra pode ter sentidos reais e outros sentidos que
recebe por comparação- ou sentidos
figurados.
•
Grafar corretamente as palavras que apresentam som nasal com til, som nasal
com n e som nasal com m.
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11- Reportagem
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• Gênero: Reportagem
• Produção de texto:
Produção de reportagem
ESTUDOS GRAMATICAIS E
SISTEMA DE ESCRITA
• Língua falada e
língua escrita: jeitos diferentes de se comunicar
• Um só som- várias
letras: S, SS, Ç,C, SC
|
•
Identificar características do gênero reportagem.
•
Identificar informações nesse gênero.
• Identificar
a reportagem como um gênero de texto jornalístico que transmite uma
informação por meio da televisão, rádio, revista.
• Relacionar algumas regras ortográficas na utilização de palavras com S, SS, Ç,C, SC
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12- Texto teatral
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• Gênero: Texto
teatral
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• Identificar
o texto teatral como uma história em
si retratada por atores por meio do diálogo, no qual o objetivo
maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público
expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento,
proporcionando prazer e entretenimento.
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ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO - (Livro adotado: Ápis-
Letramento e Alfabetização - Editora Ática)
Unidades
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Temas
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Objetivos
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1-
Números
|
• Um pouco da história
dos números
• Como e onde os
números são usados?
• Números e formas
geométricas
• Números e
estatística
• Números e
possibilidades
• Sistema de numeração
decimal
• O número 10 (dez)
• Composição,
decomposição e leitura dos números
• Tabela de números
• Números pares e
números ímpares
• Ordem dos números
naturais
• Sucessor e
antecessor
• Numeração ordinal
|
• Identificar a forma
escrita de um número.
• Perceber que um
número pode ser escrito por meio da sua composição, da decomposição ou por
extenso.
• Reconhecer a
sequência numérica dos ordinais.
|
2-
Sólidos Geométricos
|
• Alguns sólidos
geométricos
• Sólidos geométricos
redondos ou corpos redondos
• Sólidos que rolam e
sólidos que não rolam
|
• Identificar
características de diferentes formas geométricas.
• Identificar sólidos
geométricos em objetos doo nosso cotidiano em resolução de problemas.
|
3-
Adição e subtração
|
• As ideias da adição
• Cálculo mental e
arredondamento
• Adição sem
reagrupamento
• Adição com
reagrupamento
• As ideias da
subtração
• Atividades e
problemas com subtração
• Subtração sem
reagrupamento
• Subtração com
reagrupamento
|
• Conhecer as ideias
relacionadas à adição.
• Identificar e
aplicar adequadamente os termos que dão ideia de juntar e acrescentar
quantidades.
• Identificar a ideia
de adição com reagrupamento.
• Analisar, na
subtração, as ideias de tirar, separar e comparar quantidades.
• Identificar a ideia
de subtração por reagrupamento.
• Registrar a adição e
a subtração de números naturais, utilizando a simbologia matemática usual.
|
4-
Regiões planas e seus contornos
|
• Regiões planas
• As regiões planas do
tangram
• Figuras planas e
simetria
• Contornos
|
• Compor e decompor
figuras planas.
• Confeccionar um
Tangram na sala de aula.
• Nomear as formas
geométricas planas.
|
5-
Multiplicação
|
• As ideias da
multiplicação
• Atividades e problemas
• A tabuada do 2 e a
tabuada do 3
• A tabuada do 4 e a
tabuada do 5
• Tabuada do 6
• Tabuada do 7
• Tabuada do 8
• Tabuada do 9
• Multiplicação com
10, com 0 e com 1
• Multiplicação sem
reagrupamento
• Multiplicação com
reagrupamento
• Atividades e
problemas
|
• Associar a
multiplicação a situações que representem adições de parcelas iguais.
• Identificar e
aplicar adequadamente os termos que dão ideia de multiplicação.
• Reconhecer a tabuada
de multiplicação.
• Introduzir o
conceito de dobro, triplo e quádruplo.
• Fixar o processo da
multiplicação com reagrupamento.
• Utilizar cálculo
mental para resolver operações.
• Aplicar a
multiplicação com e sem reagrupamento.
|
6-
Divisão
|
• As ideias da divisão
• Divisão exata e
divisão não exata
• Relacionando a
divisão com a multiplicação
• Algoritmo usual da
divisão
• Outras atividades e
problemas
|
• Associar a divisão a
situações que envolvam ideias de se fazer repartições em quantidades iguais.
• Identificar e
aplicar adequadamente os termos da divisão.
• Fixar as ideias da
divisão exata e divisão não exata.
• Identificar a
divisão como operação inversa da multiplicação.
|
7-
Grandezas e medidas: tempo e
dinheiro
|
• Medida de tempo
• Dinheiro: um pouco
de história
• Atividades e
problemas com nosso dinheiro
• Outras atividades e
problemas
|
• Identificar a
unidade de medida de tempo.
• Relacionar algumas
unidades de medida a determinados períodos de tempo (semestre, quinzena, mês,
etc).
• Identificar os dias
da semana;
• Relacionar os meses
do ano e sua relação com a quantidade de semanas.
• Reconhecer o sistema
monetário na vida diária.
• Analisar o sistema
monetário como fator obrigatório no sistema de compra e venda, sabendo manejar
o uso do dinheiro de acordo com seus valores.
|
8-
Sistema de numeração decimal
|
• Alguns números
naturais até 99
• O número 100 (cem)
• Centenas, dezenas e
unidades
• As centenas inteiras
ou exatas
• Os números até 999
• Trabalhando com
dinheiro
• Milhares, centenas,
dezenas e unidades
|
• Reconhecer os
números que formam o sistema de numeração decimal.
• Ler e escrever
números do sistema de numeração decimal.
• Comparar e ordenar
as quantidades dos números.
• Reconhecer nos
números a ordem da centena.
|
9-
Retomando as quatro operações
|
• Adição
• Subtração
• Atividades e
problemas
• Multiplicação
• Divisão
|
• Registrar a adição,
subtração , multiplicação e divisão de números naturais, utilizando a
simbologia matemática usual.
• Resolver problemas matemáticos, utilizando-se das
quatro operações.
|
10-
Grandezas e medidas: comprimento,
massa e capacidade
|
• Medida de
comprimento
• Medida de massa
• Medida de capacidade
• Outras atividades
com grandezas e medidas
|
• Reconhecer que o
metro é a unidade de medida de comprimento.
• Conhecer os
instrumentos de medida que utilizam o metro e o centímetro.
• Reconhecer que o
litro é usado para medir a capacidade.
• Identificar as
unidades usadas para medir quantidades menores e maiores que o litro.
• Identificar o
quilograma como medida de massa.
• Reconhecer problemas
com unidades de medidas de massa.
|
HISTÓRIA 3º ANO - (Livro adotado: A escola é
nossa- Editora Scipione)
Unidades
|
Temas
|
Objetivos
|
1-
Começando um novo ano
|
•
Relembrando o ano que passou
•
Conhecendo outras histórias
|
• Propor um estudo sobre alguns fatos que constituem a
história de vida das pessoas ou que estão relacionados ao modo de vida e aos
costumes de outras épocas.
• Apresentar algumas fontes de informações que podem
ser utilizadas para realizar estudos históricos.
|
2-
O cotidiano da criança
|
•
Atividades do dia a dia
•
Organizando o seu tempo
• As
crianças e a escola no passado
|
• Destacar as atividades do cotidiano de crianças de
diferentes épocas e contextos sociais.
• Trazer informações sobre o cotidiano de crianças
indígenas.
• Apresentar dicas de como organizar o tempo nas
atividades cotidianas.
|
3-
A vida e a história da família
|
• As
pessoas da minha família
• Cada
família tem sua história
• Os
imigrantes
• A
família em diferentes épocas
• A
família e os objetos do cotidiano
|
• Propor uma reflexão sobre as formas de organização e
os costumes das famílias na atualidade e em outras épocas.
• Perceber os motivos e situações que levaram os
imigrantes a vir trabalhar no Brasil.
• Conhecer algumas atividades que os imigrantes
passaram a realizar no Brasil.
• Conhecer os objetos utilizados no dia a dia pelas
famílias em outras épocas.
|
4-
O lugar em que vivemos
|
• A
rua onde moro
• A
convivência entre as pessoas da rua
•
Brincadeiras de rua de ontem e de sempre
•
Festas e comemorações na rua
•As
ruas são modificadas
•
Nomes de ruas
•
Vivendo nas ruas
|
• Trabalhar com os diferentes aspectos relacionados à
rua, como: a presença de estabelecimentos comerciais, os trabalhadores que desempenham
suas atividades nas ruas, a convivência entre vizinhos, as brincadeiras de
rua, as festas e as comemorações, o nome de ruas e as modificações que nelas
são realizadas.
|
5-
A vida no bairro
|
•
Assim é o bairro
• O
bairro tem história
• A
vida no bairro em diferentes épocas
•
Deslocando-se pelas ruas do bairro
• Os
jeitos de morar dos povos indígenas
|
•
Apresentar características de diferentes tipos de bairros.
•
Trazer informações sobre o bairro em épocas passadas.
•
Incentivar o aluno a reconstruir a história do bairro onde ele vive.
•
Refletir sobre a origem e as possíveis soluções para problemas comuns dos
bairros, como a falta de serviços essenciais.
•
Abordar o modo de organizar as moradias dos povos indígenas.
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6-
O trabalho em nosso dia a dia
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• O
trabalho das pessoas em nossa vida
•
Trabalhadores nas ruas do bairro
•
Outros trabalhadores
•
Trabalhadores do passado e do presente
•
Falta emprego
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•
Identificar alguns profissionais que estão relacionados ao cotidiano do
aluno.
•
Abordar as transformações ocorridas e as permanências em diversos tipos de
profissão.
•
Problematizar a questão do desemprego.
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O tema
é...
O
trabalho infantil
|
• O
trabalho infantil
• O
trabalho infantil no passado
• Combatendo
o trabalho infantil
• A
criança e seus direitos
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•
Problematizar o trabalho infantil e a dificuldade de acesso à educação.
•
Despertar a consciência acerca dos direitos da criança.
•
Identificar algumas medidas que têm como finalidade o combate ao trabalho
infantil.
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Espero que tenha ajudado muitas pessoas com esta postagem.
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ResponderExcluirgostaria de um plano de matemática e português do livro A escola é nossa para o 4ª ano
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