Proposta de projeto pedagógico sobre folclore.
PROJETO FOLCLORE – O folclore brasileiro de norte a sul
1. Apresentação
Turmas: todas as séries
2. Período: Tarde
Duração: 15 dias
3. Justificativa: Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo.
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país.
4. Objetivo:
-Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece;
-Reconhecer a importância cultural do folclore;
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
-Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Reconstruir código lingüístico e artístico;
-Exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
-Desenvolver o habito da pesquisa;
-Observar estrutura e características culturais;
-Estimular produções artísticas individuais e coletivas;
-Desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;
-Estimular raciocínio e atenção;
- Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular;
-Reconhecer e divulgar a importância do Folclore;
- Estimular e desenvolver a imaginação e criação;
-Desenvolver o hábito de pesquisa;
-Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança;
-Valorizar a cultura popular;
5. Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
6. Áreas
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: artesanato.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
7. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
8. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
9. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do, O folclore brasileiro de norte a sul através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Você sabia que...
... A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.
Conteúdo:
v 1ª série:
Brincadeiras folclóricas
v 2ª série:
Adivinhações, Parlendas e trava-línguas
v 3ª série:
Receitas folclóricas
v 4ª série:
Folclore Urbano
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE
PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE. 1. Justificativa...
-
Números e Algarismos O conjunto de números naturais Sucessor e Antecessor Sistemas de Numeração Sistema de Nume...
-
Escola___________________________________________________ Recife, _________ de ____________________________ de ____ Aluno (a)...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.