terça-feira, 10 de junho de 2014

MODELO DE PLANEJAMENTO ANUAL PARA TURMAS DO 3º ANO.

PLANEJAMENTO ANUAL PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora Jeane Brasilino

GEOGRAFIA 3º ANO - (Livro adotado: Projeto Pitanguá- Editora Moderna)

Unidades
Temas
Objetivos
1-      Bairro: lugar de convivência
• O bairro
• Mudanças no bairro
• Compreender que o bairro é um espaço das relações sociais e que está inserido em uma totalidade espacial mais ampla.
• Perceber que o espaço geográfico está em constante transformação.
• Identificar as mudanças e as permanências ocorridas na paisagem.
• Reconhecer as ações do ser humano, ao longo do tempo, responsáveis pelas transformações ocorridas na paisagem.
2-      Os serviços públicos do bairro
• Os serviços públicos e o bem-estar de todos
• Em busca de melhorias para o bairro
• Reconhecer o papel do governo e da sociedade na oferta de serviços públicos e em sua manutenção e conservação.
3-      Os bairros são diferentes
• Diferenças entre os bairros
• O Centro e os bairros periféricos
• Identificar diferenças socioespaciais entre centro e periferia, reconhecendo a relação entre ambos os espaços.
• Utilizar a linguagem gráfica, em especial a cartográfica, para a leitura e a representação do espaço.
4-      Conhecendo o município
• O que é o município
• A relação entre campo e cidade
• Reconhecer o município, na organização político-administrativa brasileira, como a unidade de menor hierarquia e como espaço construído pelas pessoas.
• Identificar diferenças entre a paisagem rural e a urbana, reconhecendo as características de cada uma.
• Reconhecer as diferentes relações entre cidade e campo.
• Conhecer diferentes formas de representação dos espaços rural e urbano.
5-      A organização do município
• Quem governa o município
• Os limites do município
• Reconhecer os governantes do município e o trabalho desenvolvido por eles.
• Identificar limites naturais e limites artificiais.
• Conhecer os municípios que fazem parte da região metropolitana de Recife (PE).
6-      As cidades
• A origem das cidades
• Cidades planejadas
• Descrever área rural e urbana, identificando elementos existentes nas duas áreas.
• Perceber a transformação da natureza para construção de cidades.
• Identificar cidades planejadas, como cidades que nascem no papel (Brasília).
• Pesquisar a história de Recife.

7-      Diferentes paisagens
• A paisagem e seus elementos
• Mudanças na paisagem
• Reconhecer que a paisagem é composta de elementos naturais (próprios da natureza) e de elementos culturais (construídos pelo ser humano).
• Perceber que as paisagens são dinâmicas, transformando-se com o passar do tempo.
• Compreender a formação de diferentes paisagens culturais como resultado do trabalho humano.
• Diferenciar a paisagem urbana da rua.

8-      O rio e a vegetação: elementos da paisagem
• Conhecendo o rio
• A vegetação
• Conhecer melhor alguns elementos naturais da paisagem.
• Identificar as partes de um rio.

9-      Ambientes ameaçados
• Problemas ambientais na cidade
• Problemas ambientais no campo
• Analisar a ação humana sobre os elementos naturais e suas consequências na paisagem.
• Reconhecer as principais causas da poluição nos espaços urbano e rural.
• Identificar elementos da paisagem representados por meio da linguagem cartográfica.




CIÊNCIAS 3º ANO - (Livro adotado: Projeto Pitanguá- Editora Moderna)
Unidades
Temas
Objetivos
1-      O Sol e a vida na Terra
• O dia e a noite
• A luz e os seres vivos
• Conhecer a localização do planeta Terra, da Lua e do Sol.
• Reconhecer o Sol como a estrela que produz luz e calor que chega à Terra.
• Entender o que significa a expressão “movimento aparente do Sol” e relacioná-lo à sucessão dos dias e das noites.
• Compreender que o movimento da Terra ao redor de seu próprio eixo é responsável pelo fenômeno dos dias e das noites.
• Perceber a importância da luz solar para os seres vivos.
2-      O calor e a vida na Terra
• O calor e os seres vivos
•O solo abriga muitos seres vivos
• Identificar o Sol como a principal fonte de calor da Terra.
• Perceber a importância do calor para os seres vivos.
• Reconhecer a importância do solo para a vida de diversos seres vivos.
3-      A água, o ar e os seres vivos
• Os seres vivos precisam de água
• Os seres vivos precisam de ar
• Reconhecer a água e o ar como recursos indispensáveis à vida.
• Perceber os efeitos da escassez de água para os seres vivos.
• Compreender que a maioria dos seres vivos usa o gás oxigênio presente no ar ou dissolvido na água para respirar.
4-      Os seres vivos e o ambiente
• Os diferentes tipos de seres vivos
• Ambientes aquáticos e ambientes terrestres
• Reconhecer que existem diferentes formas, tamanhos e tipos de plantas e animais.
• Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquático e terrestre, bem como entre os seres vivos que os habitam.
• Perceber relações entre os seres vivos e os elementos não vivos do ambiente.
5-      Conhecendo as plantas
• O ciclo de vida das plantas
• As partes do corpo das plantas
• Compreender que as plantas apresentam ciclo vital.
• Diferenciar a reprodução por sementes da propagação vegetativa das plantas.
• Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com  flores.
• Identificar a folha como órgão da respiração e principal órgão produtor de alimento de uma planta.
• Identificar o caule como órgão sustentador e condutor.
• Identificar a raiz como órgão que fixa a planta ao ambiente e armazena reservas para a planta.
• Identificar a flor como órgão reprodutor da planta e compreender os processos básicos da polinização.
• Identificar o fruto como protetor das sementes, e estas como estruturas germinativas, capazes de formar uma nova planta.
6-      Conhecendo os animais
• As características dos animais
• A locomoção e a alimentação dos animais
• Compreender que os animais apresentam ciclo vital.
• Diferenciar os animais por sua forma de nascimento: do corpo da mãe (vivíparos) ou de ovos (ovíparos).
• Compreender a metamorfose como um processo de desenvolvimento e transformação no corpo de muitos animais.
•Familiarizar-se com dois critérios de classificação dos animais: o hábito alimentar (herbívoro, carnívoro e onívoro) e o meio de locomoção.
7-      Animais vertebrados e animais invertebrados
•Os animais vertebrados
• Os animais invertebrados
• Distinguir animais vertebrados e invertebrados, reconhecendo a presença da coluna vertebral como elemento  de classificação entre esses dois grupos.
• Classificar vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
• Reconhecer a existência de milhares de invertebrados, cuja maior parte e de pequeno porte e habita ambientes aquáticos e terrestres.
8-      Como são os seres humanos
• As características dos seres humanos
• O corpo humano
• Reconhecer que os bebês humanos são gerados no interior do corpo das mães, durante um período aproximadamente de nove meses.
• Conhecer algumas características dos períodos da vida dos seres humanos: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
• Reconhecer as características gerais do corpo humano: externamente, pode ser dividido em cabeça, tronco e membros; internamente, apresenta órgãos com funções distintas e complexas.
• Reconhecer algumas funções do cérebro, dos pulmões, dos rins, do estômago e dos intestinos, da pele, do coração, dos ossos e dos músculos.
• Conhecer a importância das atividades físicas e da higiene na prevenção de diversas doenças.
9-      Os seres humanos descobrem e inventam
• Uma grande descoberta: a eletricidade
• As invenções
• Identificar a importância da energia elétrica nos dias de hoje.
• Reconhecer aparelhos que funcionam com a eletricidade.
• Identificar fontes de energia elétrica.
• Compreender que a Ciência e suas criações são dinâmicas, são modificadas e renovadas de acordo com os avanços no conhecimento e com as demandas sociais.
• Reconhecer os meios de comunicação como invenções importantes para o acesso ao exercício de cidadania, sobrevivência e interação do mundo social.
• Compreender as vacinas como invenções relacionadas à prevenção de doenças na população.




LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO 3º ANO - (Livro adotado: Ápis- Letramento e Alfabetização - Editora Ática)
Unidades
Temas
Objetivos
1-      De uma história a outra...

• Gênero: História em quadrinho
• Produção de texto: História em quadrinhos

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Onomatopeias;
• Sílabas
• Qua/ Que/ Qui
• Mesmas letras- outro som

Identificar nas HQ a intenção de divertir o leitor, nelas aparecem o uso de imagens, letras em tamanhos diferentes, balões de fala, palavras que indicam sons e uma linguagem mais informal.
• Desenvolver as habilidades de leitura para compreender o texto, identificando e selecionando informações.
• Comparar diferentes textos e reconhecer a qual gênero pertence cada um deles.
• Levar o aluno a identificar, a partir da leitura e do contato com histórias em quadrinhos, as principais características desse gênero.
• Reconhecer o valor expressivo das onomatopeias e empregá-las adequadamente.
• Reconhecer a sílaba em palavras e perceber quantidade de sílabas. Organizar sílabas e formar palavras.
• Compreender a classificação das sílabas.
• Analisar as diferenças sonoras entre palavras com que, que, qui.
2-      Poema...
• Gênero: Poema
• Produção de texto: Poema

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Sinônimos e antônimos
• Sílabas com –ão;
• Plural de palavras terminadas em  –ão;
• Separação de sílabas

Caracterizar o  poema como um gênero textual norteado por características específicas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo despertar de sentimentos, pelo provocar de emoções.
• Produzir poemas, levando em conta suas características essenciais.
• Estruturar a ideia de sinônimo e antônimo.
• Diferenciar sinônimos e antônimos.
• Reconhecer palavras terminadas em ão em diferentes contextos.
• Entender que as palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não havendo uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.
• Separar corretamente as palavras em sílabas.
• Classificar as palavras quanto ao número de sílabas.

3-      Texto em versos e texto em prosa
• Gênero: Texto em versos e texto em prosa
• Produção de texto: Criação de final da história em prosa ou em verso

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Substantivo
• Substantivo próprio e substantivo comum
• Uso de letra  maiúscula
• R intrometido
• Palavras terminadas em -ada

• Reconhecer texto em prosa como escrito em frases contínuas e texto em versos escrito em versos reunidos em estrofes, podendo ter rimas, que são sons que se repetem.
• Identificar palavras que dão nomes a animais, objetos, lugares, pessoas, ruas, bairros e cidades.
• Compreender o conceito de substantivo próprio e comum.
• Diferenciar os substantivos em próprio e comum.
• Decifrar códigos relacionando símbolos à ordem alfabética.
• Utilizar-se corretamente do uso das letras maiúsculas.
• Aplicar a letra R nas palavras.
• Identificar o sufixo –ada como grande quantidade (papelada, rapaziada, etc)
4-      Fábula
• Gênero: Fábula
• Produção de texto: Fábula a partir de moral

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Adjetivo
• Palavras com –ans/ -ens/-ins/ -nos/ -uns

• Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros.
• Fazer antecipação de fatos com base no título ou no desfecho do texto.
• Construir textos respeitando as características essenciais do gênero fábula.
• Apropriar-se dos procedimentos de revisão textual, compreendendo-os como parte integrante do processo de produção de texto. 
• Identificar características do gênero fábula.
• Definir o conceito de adjetivo.
• Reconhecer as palavras como adjetivos e perceber sua função.
• Escrever corretamente palavras com ans/ -ens/-ins/ -nos/ -uns
5-      Conto (I)
• Gênero: Conto
• Produção de texto: Produção de conto com base em ilustrações

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Frase e pontuação
• A concordância das palavras na frase: gênero e número
• Número: singular e plural
• C ou Ç?

• Identificar O conto como um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção. 
•  Identificar características do gênero conto.
• Compreender a utilização dos sinais de pontuação.
• Refletir sobre o uso da pontuação.
• Identificar diferenças no sentido das palavras no singular ou plural.
• Escrever frases com coesão e coerência, pontuando-as corretamente.
• Reconhecer formação do plural: acrescentando S ou ES.
• Escrever o plural de palavras.
• Perceber o uso da letra C antes das vogais E e I e da letra Ç antes das vogais A, O e U.
• Identificar as diferenças de grafia e significado nas palavras com C ou Ç.

6-      Conto (II)
• Gênero: Conto
• Produção de texto: Criação de diálogos em balões
• Produção de texto: Produção de texto em prosa

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Uso da vírgula em enumerações
• Verbo: marcador dos tempos passado, presente e futuro
• Uso de –am e de –ão nos verbos


• Conhecer alguns contos por nacionalidade: brasileiro, russo, francês e por categorias relacionadas ao gênero, denominando-se em contos maravilhosos, policiais, de amor, ficção científica, fantásticos, de terror, mistério, dentre outras classificações, tais como tradicional, moderno e contemporâneo. 
• Desenvolver a produção de um conto na linguagem escrita, utilizando-se de diálogos com balões.
• Analisar as formas nas quais os verbos podem ser apresentados.
• Reconhecer as variações do verbo de acordo com o tempo, cuja ação é executada.
• Identificar palavras que indicam ações.
• Reconhecer o que os verbos indicam: ação, estado e fenômeno da natureza.
• Completar frases utilizando verbos.
• Identificar o uso de –am quando o verbo estiver no passado e –ão se o verbo estiver no futuro.

7-      Relato pessoal
• Gênero: Relato pessoal
• Produção de texto: Relato pessoal

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• As pessoas do verbo
• Pronomes pessoais
• A linguagem do dia a dia (“a gente”)
• R em final de sílaba

• Identificar relato pessoal como um relato das experiências da vida de uma determinada pessoa, abarcando suas vivências, os traços que marcaram sua existência.
• Reconhecer os verbos e utilizá-los para completar texto.
• Levar o aluno a apropriar-se do conceito de pronome e compreender seu papel em gêneros como o relato pessoal.

Compreender as mudanças na fala e na escrita, ocorridas naturalmente ( a gente).

Identificar a expressão a gente nas conversas do dia a dia, em poemas, letras de música, tirinhas e outros textos informais.

• Identificar nas palavras o uso da letra R em final de sílaba.
8-      Cartas
Gênero: Carta
• Produção de texto: Carta do leitor

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Variedades linguísticas: o formal e o informal
• Formação de palavras com -polis

• Caracterizar o gênero carta como um gênero textual simples, ou seja, que não possue muitas regras e estrutura para serem seguidas. Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.
• Utilizar a capacidade de ler para compreender as cartas.
• Verificar outras cartas em diferentes contextos.
• Escrever carta utilizando-se da linguagem formal e informal.
• Identificar palavras formadas com o sufixo –polis, identificando-a como cidade de (Florianópolis- cidade de Floriano)
9-      Texto instrucional
• Gênero: Texto instrucional
• Produção de texto: Texto instrucional: receita
• Produção de texto: Cartaz

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Uso de verbos no imperativo
• Sons do X

• Reconhecer textos instrucionais, os quais pertencem aos gêneros textuais, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo.
• Levar o aluno a construir, a partir da leitura e do contato com cartazes, o conceito de cartaz como gênero e identificar suas principais características.
• Desenvolver habilidades e estratégias na elaboração de texto instrucional: receita.
• Perceber a finalidade da diferenciação das letras no escrito do cartaz.
• Identificar as informações no cartaz.
• Identificar nas palavras  os sons do X.
• Reconhecer no texto, os verbos no imperativo.

10-   Agora... poemas
• Gênero: Poema
• Produção de texto: Poema

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Falar uma coisa e dizer outra: o sentido das palavras
• Sons nasais
M antes do P e do B

Reconhecer o poema  como um gênero textual norteado por características específicas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo despertar de sentimentos, pelo provocar de emoções.

• Reconhecer as características do poema.
• Aplicar conhecimentos e escrever poemas com coesão e coerência.
• Identificar o uso do M antes do P e B.
• Perceber que o M aparece sempre antes de P ou B.
• Perceber que uma mesma palavra pode ter sentidos reais e outros sentidos que recebe  por comparação- ou sentidos figurados.
• Grafar corretamente as palavras que apresentam som nasal com til, som nasal com n e som nasal com m.
11-   Reportagem
• Gênero: Reportagem
• Produção de texto: Produção de reportagem

ESTUDOS GRAMATICAIS E SISTEMA DE ESCRITA
• Língua falada e língua escrita: jeitos diferentes de se comunicar
• Um só som- várias letras: S, SS, Ç,C, SC

• Identificar características do gênero reportagem.
• Identificar informações  nesse gênero.
•  Identificar a reportagem como um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio, revista.
•  Relacionar algumas regras ortográficas na utilização de palavras com  S, SS, Ç,C, SC
12-   Texto  teatral
• Gênero: Texto teatral

•  Identificar o texto teatral como uma  história em si retratada por atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.


ALFABETIZAÇÃO  MATEMÁTICA 3º ANO - (Livro adotado: Ápis- Letramento e Alfabetização - Editora Ática)
Unidades
Temas
Objetivos
1-      Números
• Um pouco da história dos números
• Como e onde os números são usados?
• Números e formas geométricas
• Números e estatística
• Números e possibilidades
• Sistema de numeração decimal
• O número 10 (dez)
• Composição, decomposição e leitura dos números
• Tabela de números
• Números pares e números ímpares
• Ordem dos números naturais
• Sucessor e antecessor
• Numeração ordinal
• Identificar a forma escrita de um número.
• Perceber que um número pode ser escrito por meio da sua composição, da decomposição ou por extenso.
• Reconhecer a sequência numérica dos ordinais.
2-      Sólidos Geométricos
• Alguns sólidos geométricos
• Sólidos geométricos redondos ou corpos redondos
• Sólidos que rolam e sólidos que não rolam
• Identificar características de diferentes formas geométricas.
• Identificar sólidos geométricos em objetos doo nosso cotidiano em resolução de problemas.
3-      Adição e subtração
• As ideias da adição
• Cálculo mental e arredondamento
• Adição sem reagrupamento
• Adição com reagrupamento
• As ideias da subtração
• Atividades e problemas com subtração
• Subtração sem reagrupamento
• Subtração com reagrupamento

• Conhecer as ideias relacionadas à adição.
• Identificar e aplicar adequadamente os termos que dão ideia de juntar e acrescentar quantidades.
• Identificar a ideia de adição com reagrupamento.
• Analisar, na subtração, as ideias de tirar, separar e comparar quantidades.
• Identificar a ideia de subtração por reagrupamento.
• Registrar a adição e a subtração de números naturais, utilizando a simbologia matemática usual.

4-      Regiões planas e seus contornos
• Regiões planas
• As regiões planas do tangram
• Figuras planas e simetria
• Contornos

• Compor e decompor figuras planas.
• Confeccionar um Tangram na sala de aula.
• Nomear as formas geométricas planas.
5-      Multiplicação
• As ideias da multiplicação
• Atividades e problemas
• A tabuada do 2 e a tabuada do 3
• A tabuada do 4 e a tabuada do 5
• Tabuada do 6
• Tabuada do 7
• Tabuada do 8
• Tabuada do 9
• Multiplicação com 10, com 0 e com 1
• Multiplicação sem reagrupamento
• Multiplicação com reagrupamento
• Atividades e problemas
• Associar a multiplicação a situações que representem adições de parcelas iguais.
• Identificar e aplicar adequadamente os termos que dão ideia de multiplicação.
• Reconhecer a tabuada de multiplicação.
• Introduzir o conceito de dobro, triplo e quádruplo.
• Fixar o processo da multiplicação com reagrupamento.
• Utilizar cálculo mental para resolver operações.
• Aplicar a multiplicação com e sem reagrupamento.
6-      Divisão
• As ideias da divisão
• Divisão exata e divisão não exata
• Relacionando a divisão com a multiplicação
• Algoritmo usual da divisão
• Outras atividades e problemas

• Associar a divisão a situações que envolvam ideias de se fazer repartições em quantidades iguais.
• Identificar e aplicar adequadamente os termos da divisão.
• Fixar as ideias da divisão exata e divisão não exata.
• Identificar a divisão como operação inversa da multiplicação.
7-      Grandezas e medidas: tempo e dinheiro
• Medida de tempo
• Dinheiro: um pouco de história
• Atividades e problemas com nosso dinheiro
• Outras atividades e problemas


• Identificar a unidade de medida de tempo.
• Relacionar algumas unidades de medida a determinados períodos de tempo (semestre, quinzena, mês, etc).
• Identificar os dias da semana;
• Relacionar os meses do ano e sua relação com a quantidade de semanas.
• Reconhecer o sistema monetário na vida diária.
• Analisar o sistema monetário como fator obrigatório no sistema de compra e venda, sabendo manejar o uso do dinheiro de acordo com seus valores.
8-      Sistema de numeração decimal
• Alguns números naturais até 99
• O número 100 (cem)
• Centenas, dezenas e unidades
• As centenas inteiras ou exatas
• Os números até 999
• Trabalhando com dinheiro
• Milhares, centenas, dezenas e unidades
• Reconhecer os números que formam o sistema de numeração decimal.
• Ler e escrever números do sistema de numeração decimal.
• Comparar e ordenar as quantidades dos números.
• Reconhecer nos números a ordem da centena.
9-      Retomando as quatro operações
• Adição
• Subtração
• Atividades e problemas
• Multiplicação
• Divisão
• Registrar a adição, subtração , multiplicação e divisão de números naturais, utilizando a simbologia matemática usual.
• Resolver  problemas matemáticos, utilizando-se das quatro operações.
10-   Grandezas e medidas: comprimento, massa e capacidade
• Medida de comprimento
• Medida de massa
• Medida de capacidade
• Outras atividades com grandezas e medidas

• Reconhecer que o metro é a unidade de medida de comprimento.
• Conhecer os instrumentos de medida que utilizam o metro e o centímetro.
• Reconhecer que o litro é usado para medir a capacidade.
• Identificar as unidades usadas para medir quantidades menores e maiores que o litro.
• Identificar o quilograma como medida de massa.
• Reconhecer problemas com unidades de medidas de massa.

HISTÓRIA 3º ANO - (Livro adotado: A escola é nossa- Editora Scipione)

Unidades
Temas
Objetivos
1-        Começando um novo ano
• Relembrando o ano que passou
• Conhecendo outras histórias
• Propor um estudo sobre alguns fatos que constituem a história de vida das pessoas ou que estão relacionados ao modo de vida e aos costumes de outras épocas.
• Apresentar algumas fontes de informações que podem ser utilizadas para realizar estudos históricos.
2-        O cotidiano da criança

• Atividades do dia a dia
• Organizando o seu tempo
• As crianças e a escola no passado
• Destacar as atividades do cotidiano de crianças de diferentes épocas e contextos sociais.
• Trazer informações sobre o cotidiano de crianças indígenas.
• Apresentar dicas de como organizar o tempo nas atividades cotidianas.
3-        A vida e a história da família

• As pessoas da minha família
• Cada família tem sua história
• Os imigrantes
• A família em diferentes épocas
• A família e os objetos do cotidiano
• Propor uma reflexão sobre as formas de organização e os costumes das famílias na atualidade e em outras épocas.
• Perceber os motivos e situações que levaram os imigrantes a vir trabalhar no Brasil.
• Conhecer algumas atividades que os imigrantes passaram a realizar no Brasil.
• Conhecer os objetos utilizados no dia a dia pelas famílias em outras épocas.
4-        O lugar em que vivemos

• A rua onde moro
• A convivência entre as pessoas da rua
• Brincadeiras de rua de ontem e de sempre
• Festas e comemorações na rua
•As ruas são modificadas
• Nomes de ruas
• Vivendo nas ruas
• Trabalhar com os diferentes aspectos relacionados à rua, como: a presença de estabelecimentos comerciais, os trabalhadores que desempenham suas atividades nas ruas, a convivência entre vizinhos, as brincadeiras de rua, as festas e as comemorações, o nome de ruas e as modificações que nelas são realizadas.


5-        A vida no bairro

• Assim é o bairro
• O bairro tem história
• A vida no bairro em diferentes épocas
• Deslocando-se pelas ruas do bairro
• Os jeitos de morar dos povos indígenas
• Apresentar características de diferentes tipos de bairros.
• Trazer informações sobre o bairro em épocas passadas.
• Incentivar o aluno a reconstruir a história do bairro onde ele vive.
• Refletir sobre a origem e as possíveis soluções para problemas comuns dos bairros, como a falta de serviços essenciais.
• Abordar o modo de organizar as moradias dos povos indígenas.
6-        O trabalho em nosso dia a dia

• O trabalho das pessoas em nossa vida
• Trabalhadores nas ruas do bairro
• Outros trabalhadores
• Trabalhadores do passado e do presente
• Falta emprego
• Identificar alguns profissionais que estão relacionados ao cotidiano do aluno.
• Abordar as transformações ocorridas e as permanências em diversos tipos de profissão.
• Problematizar a questão do desemprego.

O tema é...
O trabalho infantil
• O trabalho infantil
• O trabalho infantil no passado
• Combatendo o trabalho infantil
• A criança e seus direitos
• Problematizar o trabalho infantil e a dificuldade de acesso à educação.
• Despertar a consciência acerca dos direitos da criança.
• Identificar algumas medidas que têm como finalidade o combate ao trabalho infantil.

3 comentários:

  1. Espero que tenha ajudado muitas pessoas com esta postagem.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. gostaria de um plano de matemática e português do livro A escola é nossa para o 4ª ano

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Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.

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