Projeto: Creche João Eugênio preservando o Meio Ambiente
Justificativa
Sem cuidar e preservar o Meio Ambiente poderemos fenecer. Por isso devemos criar ações que viabilize o entendimento das crianças pra que elas sejam capazes de contribuir com a preservação do planeta, e assim pensando compreende-se que desde os primeiros anos escolares se faz necessário promover aos estudantes os meios essenciais para que aconteça este pertencimento de entender que o planeta Terra e tudo que nela há, faz parte da vida em sua totalidade.
Objetivo Geral:
Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros, estimulando assim o amor pela conservação da natureza.
Objetivos Específicos:
· Interagir com o meio ambiente, conhecendo a biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra, e cuidando e preservando para evitar desperdício dos recursos naturais;
. Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
· Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
· Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
· Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna e flora;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Levar a criança a valorizar o meio ambiente e identificar-se como parte integrante e agente de promoção do desenvolvimento sustentável;
· Construir uma horta e cuidar dela;
· Observar o desenvolvimento de um vegetal;
· Valorizar o meio ambiente;
. Elaborar e construir objetos sonoros.
Conteúdos trabalhados:
Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Eixo: As crianças, a oralidade, a leitura e a escrita.
Conteúdos:
- Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Eixo: Ambiente Natural e Social.
Conteúdos:
- Identificação de elementos que compõem o meio ambiente e compreensão sobre atitudes de preservação;
- Noções de ecossistemas (florestas, mares, rios, lagos etc.);
- Percepção através de atividades coletivas e individuais de alguns cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Identificação das características dos seres vivos e das diferenças entre eles;
- Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
- Percepção através de elementos que compõem o meio ambiente e compreensão sobre atitudes de preservação.
- Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
- Percepção através de elementos que compõem o meio ambiente e compreensão sobre atitudes de preservação;
- Atitudes coletivas e individuais para a manutenção e preservação do ambiente escolar e demais espaços coletivos.
Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Eixo: Linguagens da Arte – Música
Conteúdos:
- Brinquedos, sons e instrumentos musicais.
Eixo: Linguagens da Arte - Teatro
Conteúdos:
- Máscaras, figurinos, cenários e adereços;
- Imitação e criação de personagens.
Metodologia/ Operacionalização
1ª etapa (1ª semana)
- A partir dos diálogos sobre a importância da biodiversidade, da sustentabilidade e da preservação dos diferentes espaços naturais, os professores, ADI’s e estagiários irão plantar uma horta com as crianças usando ou não garrafas pet’s, e orientá-los a se responsabilizar por cuidar da mesma, fotografando cada etapa para aprimorar o aprendizado;
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir. Conversar sobre a Preservação do meio ambiente, perguntar para eles se sabem como fazer a horta;
- Discutir a ideia de reaproveitamento de embalagens;
- Construir um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bilboquê, o vai e vem, o pião, pé de lata, etc.;
- Mostrar fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída, construindo cartazes com as imagens;
- Realizar brincadeiras com o pé de lata;
- Construir chocalho com garrafa pet e/ ou latinha de refrigerante.
2ª etapa (2ª semana)
- Após a conversa em sala, enviar um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos etc. e enviem para a creche. Esperar dois ou três dias, até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os materiais para a creche. Quando a turma trouxer o material solicitado, colocar toda a sucata em um espaço visível e discutir com os alunos como foi o processo de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos alunos também;
- Utilizar os materiais trazidos pelas crianças, para construir brinquedos de sucata (boliche, carrinhos, televisão, jogos de encaixe com tampinha, etc.);
- Manuseio de livros de histórias voltadas ao tema;
- Exploração de músicas, danças, pinturas e dobraduras, recortes e colagens;
- Desenvolvimento progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);
- Conversa informal sobre meio ambiente, plantas, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
- Músicas relacionadas ao tema: Cinco Patinhos, Minhoca, Amigo Planeta, Herdeiros do Futuro, Enquanto Seu Lobo não vem, Não atire o pau no gato, ABC da natureza, Xote Ecológico, etc.
3ª etapa (3ª semana)
- Passeio pela comunidade e visita a algum espaço natural (Zoológico Dois Irmãos);
- Fichas ilustradas;
- Murais – meio ambiente, plantas, animais terrestres - aquáticos - aéreos;
- Jogos – dominó, quebra-cabeça;
- Passar o filme: Um plano para salvar o planeta da turma da Mônica;
- Levantar possíveis problemas ambientais vividos pela comunidade (lixos jogados pelas ruas, desperdício de água, queimadas, etc.) e pensar junto com as crianças formas de resolver os problemas;
- Desenvolver uma atividade que os alunos terão que fazer um desenho do que podemos fazer no dia a dia para salvar nosso planeta;
- Jogo da memória (animal);
- Mural ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras);
- Criação de placas para preservação do ambiente escolar (desenho);
- Acróstico (NATUREZA) – Frases da natureza, produção de texto coletivo.
Equipe envolvida:
● Estudantes dos grupos I, II, III (Sede e Anexo);
● Professores, ADI’s e estagiários;
● Coordenadora pedagógica e gestora.
Avaliação
Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas, com a professora, ADI’s e estagiários.
Culminância:
Na culminância do projeto apresentaremos os materiais construídos pelas crianças ao longo do projeto (expressão corporal, poema, cantigas), além de uma exposição de cartazes e uma peça musical vivenciada pelos professore ,ADI’s e estagiários. Também será feita uma exposição de vídeos para a comunidade escolar demonstrando a necessidade de cuidarmos do nosso Planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.