1. Justificativa:
Quando as crianças ingressam na creche, levam consigo a cultura e os hábitos familiares. Na creche, as diferenças vêm à tona, interferindo nas relações entre elas. Quando interagem, percebem que existem outros modos de fazer as coisas, por isso o trabalho coletivo ajuda a estabelecer relações, fazer amigos e se comunicar, desenvolvendo assim as competências sociais, fundamentais também para o desenvolvimento da identidade.
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2. Objetivo Geral:
Incentivar o pensamento histórico da criança, através de atividades que a levarão a produzir sua própria história, trabalhando a identidade, onde é imprescindível possibilitar a criança se apropriar do conhecimento sobre sua história de vida, bem como a história do seu nome.
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3. Objetivos Específicos:
Possibilitar a construção da identidade da criança;
Conhecer a história de seu nome;
Familiarizar-se com imagem do próprio corpo;
Identificar os membros de sua família;
Reconhecer a identidade a partir do grupo social que pertence.
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4. Operacionalização: (como será desenvolvido / etapa por etapa)
Inicialmente a professora vai enviar uma pesquisa para os pais juntamente com um bilhete, pedindo que o complete com os dados de seu filho. Solicitar também que enviem uma foto com a família para realizar uma atividade em sala de aula (posteriormente vamos utilizar essa foto na festa da família no mês de maio);
Chamar as crianças uma de cada vez diante do espelho, para enxergar suas características. Fazer perguntas como: Onde é sua cabeça? Que cor é seus cabelos? Quantos olhos você tem? Quantas orelhas? Cadê sua boca? Você é menino? Ou menina? Explicar para as crianças as diferenças de cada um;
Pegar papel 40 kg, deitar cada criança de uma vez e fazer o contorno do corpo, em seguida a criança vai completar as partes que faltam (cabelos,olhos,boca nariz, orelha, colocar roupas ou pintar conforme a imaginação);
Distribuir revistas e jornais para as crianças e pedir para que elas encontrem olhos e cabelos parecidos com os seus, recortar e dar para eles colarem na folha de ofício;
Reunir as crianças numa roda, mostrar as fotos da família que cada um trouxe, dialogando com eles a importância da família,os elementos que compõem a família, chamar um por um para identificar sua família na foto.
Preparar um mural com as fotos das famílias e deixá-lo exposto por uma semana mais ou menos, depois guardar as fotos para apresentá-las na festa da família, quando a família participará de uma oficina de confecção de porta retratos;
Conte, com as crianças, quantas pessoas fazem parte de cada uma das famílias e faça um cartaz ou um percebam qual é a família mais e menos numerosa.
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5. Equipe envolvida:
Estudantes, professoras, ADI’s e estagiários dos Grupos I, II e III.
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6. Cronograma:
A durabilidade do projeto será 30 dias, de preferência no início do ano letivo.
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7. Avaliação (Quem e como):
A avaliação será contínua, através do fomento ao desenvolvimento de ações junto aos estudantes e comunidade escolar.
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8. Culminância:
A culminância do projeto será no dia 31/03/17. Cada turma apresentará para o grande grupo alguma atividade vivenciada ao longo do projeto.
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9. Sugestões de atividades:
Trabalhar com fotografias do aluno e da família, apresentação de objetos pessoais, descrição oral do bichinho de estimação e brinquedo favorito;
Identificação do esquema corporal identificando as partes do corpo humano;
Leitura sobre o identidade;
Diferenças e semelhanças;
Atividades de expressão facial e corporal;
Dinâmicas e jogos;
Trabalhar o nome próprio;
Características pessoais e físicas;
Data de nascimento e datas importantes;
Gostos e desejos;
alimentação saudável e cuidados com a higiene;
Audição de músicas e sessão de vídeo sobre o tema;
Dia da mulher e aniversário do Recife.
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