quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A CULTURA POPULAR DE PERNAMBUCO: CONTOS, RITMOS E CANÇÕES



PROJETO: A CULTURA POPULAR DE PERNAMBUCO: CONTOS, RITMOS E CANÇÕES
   

  1. Justificativa
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, músicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo. Trabalhando com atividades folclóricas é possível promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Ao longo de 30 dias e sendo retomado ao longo do ano, a Creche João Eugênio vivenciará diversas atividades voltadas a cultura popular de Pernambuco, trabalhando contos, ritmos e canções.
2. Objetivo Geral:
Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural.
3. Objetivos Específicos:
  • Ouvir leituras orais que favorecem a apreciação da riqueza da linguagem narrativa;
  • Ouvir músicas folclóricas da região nordeste. Tais músicas poderão ser apresentadas no encerramento do projeto;
  • Realizar o dia da brincadeira na creche;
  • Valorizar o folclore brasileiro;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Estimular a linguagem oral;
  • Conhecer diferentes histórias/lendas;
  • Ampliar o gosto musical, utilizando o corpo como meio de expressão, experimentando gestos, movimentos e mímicas;
  • Utilizar a linguagem dramática como forma de expressão e comunicação;
  • Participar de situações que propiciem o conhecimento e a interação com manifestações e tradições culturais diversas;
  • Desenvolver a linguagem oral através das interações e brincadeiras.
4. Operacionalização:
-Ouvir, histórias, contos, lendas e assistir vídeos para conhecerem a diversidade  da nossa cultura;
-  Escutar diariamente canções voltadas a nossa cultura (frevo, maracatu, forró, baião, xaxado, etc.);
- Criar um dia na semana para realização do dia da brincadeira na creche, cada sala ficará responsável por um tipo de brincadeira: cabra-cega, boca de forno, amarelinha, estátua, passa anel e outras brincadeiras conhecidas pela crianças. Todas as crianças participarão das brincadeiras em sistema de rodízio;
-Utilizando-se de livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias e câmera fotográfica, os professores e ADI’s poderão desenvolver diversas atividades com as crianças ao longo do projeto, com releituras de músicas e de lendas, dobraduras, brincadeiras, adivinhas, dramatizações, fantoches, confecção de máscaras, sucatas, etc.;
-Pelo menos uma vez na semana os professores juntamente com os ADI’s efetivos e estagiários poderão dramatizar uma música ou lenda representando o nosso Folclore.
5. Conteúdos trabalhados
a)Linguagem Oral e Escrita:
  • Rodinha de conversas,
  • Leitura de lendas;
  • Parlenda,
  • Trava língua,
  • Adivinhações,
  • Cantigas,
  • Frases de pára choques de caminhão,
  • Artesanato popular.
b) Natureza e Sociedade:
  • Confeccionar brinquedos;
  • Socializar através de brincadeiras.
c) Movimento:
  • Danças e brincadeiras.
d) Música:
  • Cantigas diversas,
  • Danças folclóricas.
e) Artes:
  • Dobradura;
  • Pintura;
  • Escultura;
  • Dramatização de lendas.
f) Matemática:
  • Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
6. Equipe envolvida:

Grupos I, II e III.

7. Avaliação (Quem e como):
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e brincadeiras.
                                                                                                                 
8. Culminância:
-Exposição dos materiais confeccionados em cada sala, desfile de trajes típicos, apresentação de danças, artesanato da região, dramatizações de lendas, contos ou “causos”, através de fantoches, máscaras ou trajes característicos, concursos de adivinhas, livro de adivinhas, oficinas de dobraduras, sucatas, etc., brincadeiras do nosso folclore, personagens (Iara, Saci, Curupira, Caapora, Lobisomem, Mula sem cabeça, Boitatá, Comadre Fulozinha, etc.)
9. Referências bibliográficas


PINTO, Gerusa Rodrigues; PINTO, Frances Rodrigues . Dia a Dia do Professor - Datas Comemorativas. FAPI, 2000.
            
10. Fotos ao longo do projeto



























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