quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PROJETO QUEM SOU EU? QUEM SOMOS NÓS? UMA VIAGEM EM NOSSA HISTÓRIA! CONSTRUINDO IDENTIDADE.

PROJETO QUEM SOU EU? QUEM SOMOS NÓS? UMA VIAGEM EM NOSSA HISTÓRIA! CONSTRUINDO IDENTIDADE.

1. Justificativa:
Quando as crianças ingressam na creche, levam consigo a cultura e os hábitos familiares. Na creche, as diferenças vêm à tona, interferindo nas relações entre elas. Quando interagem, percebem que existem outros modos de fazer as coisas, por isso o trabalho coletivo ajuda  a estabelecer relações, fazer amigos e se comunicar, desenvolvendo assim as competências sociais, fundamentais também para o desenvolvimento da identidade.
2. Objetivo Geral:
  • Incentivar o pensamento histórico da criança, através  de atividades que a levarão a produzir sua própria história, trabalhando a identidade, onde é imprescindível possibilitar a criança se apropriar do conhecimento sobre sua história de vida, bem como a história do seu nome.
       
3. Objetivos Específicos:
  • Possibilitar a construção da identidade da criança;
  • Conhecer a história de seu nome;
  • Familiarizar-se com imagem do próprio corpo;
  • Identificar os membros de sua família;
  • Reconhecer a identidade a partir do grupo social que pertence.
4. Operacionalização: (como será desenvolvido / etapa por etapa)

  • Inicialmente a professora vai enviar uma pesquisa para os pais juntamente com um bilhete, pedindo que o complete com os dados de seu filho. Solicitar também que enviem uma foto com a família para realizar uma atividade em sala de aula (posteriormente vamos utilizar essa foto na festa da família no mês de maio);
  • Chamar as crianças uma de cada vez diante do espelho, para enxergar suas características. Fazer perguntas como: Onde é sua cabeça? Que cor é seus cabelos? Quantos olhos você tem? Quantas orelhas? Cadê sua boca? Você é menino? Ou menina? Explicar para as crianças as diferenças de cada um;
  • Pegar papel 40 kg, deitar cada  criança de uma vez e  fazer o contorno do corpo, em seguida a criança vai completar as partes que faltam (cabelos,olhos,boca nariz, orelha, colocar roupas ou pintar conforme  a imaginação);
  • Distribuir revistas e jornais para as crianças e pedir para que elas encontrem olhos e cabelos parecidos com os seus, recortar e dar para eles colarem na folha de ofício;
  • Reunir as crianças numa roda, mostrar as fotos da família que cada um trouxe, dialogando com eles a importância da família,os elementos que compõem a família, chamar um por um para identificar sua família na foto.
  • Preparar um mural com as fotos das famílias e deixá-lo exposto por uma semana mais ou menos, depois guardar as fotos  para apresentá-las na festa da família, quando a família participará de uma oficina de confecção de porta retratos;
  • Conte, com as crianças, quantas pessoas fazem parte de cada uma das famílias e faça um cartaz ou um percebam qual é a família mais e menos numerosa.
 
5. Equipe envolvida:
Estudantes, professoras, ADI’s e estagiários dos Grupos I, II e III.
6. Cronograma:
A durabilidade do projeto será 30 dias, de preferência no início do ano letivo.
7. Avaliação (Quem e como):
A avaliação será contínua, através do fomento ao desenvolvimento de ações junto aos estudantes e comunidade escolar.
8. Culminância:

A culminância do projeto será no dia 31/03/17. Cada turma apresentará para o grande grupo alguma atividade vivenciada ao longo do projeto.
9. Sugestões de atividades:  
  • Trabalhar com fotografias do aluno e da família, apresentação de objetos pessoais, descrição oral do bichinho de estimação e brinquedo favorito;
  • Identificação do esquema corporal identificando as partes do corpo humano;
  • Leitura sobre o identidade;
  • Diferenças e semelhanças;
  • Atividades  de expressão facial e corporal;
  • Dinâmicas e jogos;
  • Trabalhar o nome próprio;
  • Características  pessoais e físicas;
  • Data de nascimento e datas importantes;
  • Gostos e desejos;
  • alimentação saudável e cuidados com a higiene;
  • Audição de músicas e sessão de vídeo sobre o tema;
  • Dia da mulher e aniversário do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE.                           1. Justificativa...