quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PROJETO CICLO JUNINO DA CRECHE JOÃO EUGÊNIO NAS CANÇÕES DE LUIZ GONZAGA

PROJETO CICLO JUNINO DA CRECHE JOÃO EUGÊNIO

NAS CANÇÕES DE LUIZ GONZAGA

1. Justificativa:

O nordestino tem suas raízes históricas nas relações socioculturais das três etnias principais fundantes de nossa gente: indígena, europeia e africana. Todos esses povos trouxeram suas músicas, seus toques, suas lendas, sua danças, seus ritmos, de modo que o Nordeste é o somatório de todas estas culturas, ou, pelo menos, do que foi ficando de cada uma delas. E Luiz Gonzaga é a síntese deste caldo pra lá de temperado, de sentimentos, sensibilidades, saberes e sabores. Através do Rei do Baião, o ciclo junino em Pernambuco é marcado por grandes festas, faz parte da nossa cultura. As festas juninas era o tema preferido de Gonzagão, existem desde que o Brasil é Brasil. O ciclo junino é o período em que o nome do Rei do Baião é entronizado ao lado dos santos padroeiros e reina absoluto nas almas nordestinas em um conjunto de micro e megaeventos que, considerados no seu todo, já deve muito pouco ao Carnaval como candidato a “maior espetáculo do mundo”. Queremos com este projeto enaltecer o nosso Gonzagão que colocou o Nordeste no centro das atenções do Brasil e que até hoje suas canções continuam presentes em nosso coração.

2. Objetivo Geral:
Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes das festas juninas, respeitando e valorizando a diversidade étnica e cultural por meio de diversas linguagens: música, texto, imagens e vídeos no contexto da festa junina e a influência do músico Luiz Gonzaga nesta festividade.    

3. Objetivos Específicos:
  • Identificar Costumes e tradições;
  • Desenvolver percepções visuais e auditivas;
  • Conhecer aspectos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga;
  • Reconhecer o gênero musical (baião);
  • Expressar ideias e sentimentos após a escuta e interpretação das músicas de Luiz Gonzaga;
  • Conhecer alguns elementos que caracterizam o sertão nordestino e a vida do homem do sertão, retratada nas letras das músicas do compositor e cantor.
  • Fazer uma releituras das músicas de Luiz Gonzaga, através das artes visuais.
  • Explorar as diferentes linguagens da festa junina, tais como comidas típicas, músicas, danças folclóricas e decoração.


4. Operacionalização: (como será desenvolvido / etapa por etapa)

-1º MOMENTO - Conhecimentos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga:

-Realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga para conhecer um pouco mais da sua vida e obras. De posse do material, a professora pode organizar uma linha de tempo com imagens de Luiz Gonzaga, evidenciando os fatos mais importantes.

-2º MOMENTO - Apreciar algumas músicas do compositor LUIZ GONZAGA:
-Diariamente, propor aos alunos que escutem algumas músicas do compositor ou assistam aos vídeos. Após esse momento, deverá conversar sobre a melodia,  o tema, a letra da música, o ritmo e aos instrumentos que ouviram tocar/acompanhar as músicas.

-3º MOMENTO – Escutar e interpretar oralmente a letra da música “Asa Branca e outras canções.”
- Conversar com os alunos sobre a música perguntando:
- O que vocês sentiram ao ouvir essa música?
- Qual é o tema dessa música? Do que fala?
- Por qual motivo não se pode respirar, plantar e nadar na terra?
- Solicitar aos alunos que representem através de desenhos ou com massinha de modelar a canção.

-4º MOMENTO - Apresentar aos alunos alguns vídeos e músicas de Luiz Gonzaga e trabalhar com as crianças as letras das canções.
-Ao final de cada vídeo/ música questionar os alunos, realizando uma interpretação oral. -Pedir para a turma escolha uma música para ser ilustrada, lembrando que  pode ser apenas uma parte da música.

-5º MOMENTO - Representando o sertão artisticamente:
-Solicitar que todas as crianças tragam para sala de aula pratinhos de isopor, de papelão ou podem fazer os desenhos em papéis. Cada criança deverá criar seu desenho, pautados no contexto do nordeste brasileiro, nas canções de Luiz Gonzaga;
-Após os desenhos das crianças, perguntar o que cada uma desenhou e escrever em uma etiqueta;
-Expor as obras das crianças nos corredores e nas salas.

-6º MOMENTO - Atividade extraclasse no MUSEU CAIS DO SERTÃO:
-O Museu Cais do Sertão é um museu interativo sobre o Sertão e Luiz Gonzaga, que está localizado na cidade do Recife. Levaremos as crianças para conhecerem e apreciarem este local maravilhoso repleto de elementos da cultura nordestina, história, tecnologia e interatividade;

-7º MOMENTO - Festa Junina nas canções de Luiz Gonzaga.
-Encerraremos com os festejos juninos e no dia da culminância/ festa junina cada grupo vai apresentar uma música do Rei do Baião.  

5. Avaliação (Quem e como):
  • Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades;
  • Expressam oralmente alguns aspectos da vida e obra de Luiz Gonzaga;
  • Compreendem alguns aspectos das letras das músicas de Luiz Gonzaga trabalhadas durante o tema;
  • Identificam alguns elementos que caracterizam o sertão nordestino.


6. Culminância:
  • Festa Junina na Creche, com apresentações de músicas cantadas por Luiz Gonzaga, decoração com bandeirinhas, comidas típicas, representação do músico com trajes e instrumento musical de Luiz Gonzaga.


7. Sugestões de músicas:
  • Olha pro céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes)
  • Riacho do Navio (Luiz Gonzaga/ Zé Dantas)
  • Forró das crianças
  • A Feira de Caruaru
  • Nem se despediu de mim - Luiz Gonzaga
  • Pagode Russo
  • Numa sala de reboco
  • Xote das meninas
  • Cintura fina
  • Forró do Gonzagão
  • Sanfoninha choradeira
  • Sebastiana


8. Conteúdos trabalhados:
  • O corpo, a consciência de suas partes e as articulações nos movimentos;
  • O movimento nas brincadeiras de tradição popular;
  • Elementos musicais básicos: frases, partes, elementos, repetições e rimas;
  • Músicas de diversos gêneros, ritmos, estilos, épocas e culturas;
  • Máscaras, figurinos, cenários e adereços;
  • Identificação de elementos que compõem o meio ambiente e compreensão sobre atitudes de preservação;
  • Peças musicais.


9. Equipe envolvida:
  • Alunos dos grupos I, II e III;
  • Professoras, ADI’s (efetivos e estagiários), coordenadora, gestora e pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE.                           1. Justificativa...