quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PROJETO TEMPO DE COMPARTILHAR: REFLETINDO O VERDADEIRO SENTIDO DO AMOR AO PRÓXIMO


PROJETO TEMPO DE COMPARTILHAR: REFLETINDO O VERDADEIRO SENTIDO DO AMOR AO PRÓXIMO.

1. Justificativa:
Pretendemos com este projeto, focar o sentido da Páscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando à descoberta das características religiosas, morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo desenfreado. Procurando com isso auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.
2. Objetivo Geral:
Proporcionar ao estudante uma nova visão da celebração da páscoa, fazendo comparações entre a páscoa comercial e a páscoa cristã, buscando assim propiciar momentos de reflexão e tomada de consciência a fim de que, estando em contato com a cultura e a história, através de atividades individuais e coletivas possam também assimilar e praticar valores como solidariedade, amor e piedade.
3. Objetivos Específicos:
  • Vivenciar o sentido da Páscoa;
  • Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
  • Perceber que é muito bom praticar boas ações e que isso nos faz indivíduos melhores;
  • Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
  • Realizar atividades que proporcionam integração entre o grupo;
  • Dramatizar a Última Ceia, a Paixão e Ressurreição de Cristo
  • Cantar músicas referentes ao tema;
  • Confeccionar cartazes;
  • Estimular o raciocínio, a atenção e a percepção;
  • Desenvolver a imaginação e  criatividade;
  • Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
  • Estimular a dramatização das crianças;
  • Promover e estimular a linguagem oral.
4. Operacionalização: (como será desenvolvido / etapa por etapa)
  • Iniciaremos a vivência do projeto resgatando os conhecimentos prévios dos alunos em relação  a Páscoa;
  • Os alunos vivenciarão algumas atividades sobre o tema sempre na perspectiva  de que o verdadeiro significado  da Páscoa é a partilha;
  • Apresentar vídeos, músicas  e histórias sobre a Páscoa;
  • No dia da culminância  cada grupo fará uma apresentação para o grande grupo através  de música, jogral, encenação, cartaz, etc.
5. Equipe envolvida:
  • Grupos I, II e III;
  • Professoras;
  • ADI’s (efetivos e estagiários);
  • Coordenadora e
  • Gestora.
6. Cronograma:
O projeto terá a durabilidade de 8 dias.
                                                                                                                 
7. Avaliação (Quem e como):
Será realizada de forma contínua através das observações diárias feitas pelo professor, bem como através de realização de atividades individuais e em grupo.
8. Culminância:
Realizaremos uma linda festa de Celebração da Páscoa, montando uma mesa com os símbolos da Páscoa e outra para ser realizada a encenação da última ceia. No mesmo dia os grupos I, II e III realizarão apresentações com coreografias montadas pelas crianças com  músicas que falam sobre o tema em vivência, Páscoa.
9. Sugestões de atividades
  • Texto: O coelhinho que não era de Páscoa - Ruth Rocha; https://www.youtube.com/watch?v=FkjPAMOYOxA
  • Conversa informal sobre os símbolos da Páscoa, questionando e debatendo com os alunos;
  • Conversa informal, diálogo e questionamento oral através de cartazes, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa;
  • Apreciação de obras voltadas ao tema;
  • Vídeos explicativos sobre a Páscoa;
  • Coreografia realizada pelas educadores da creche;
  • Imagens e vídeos de Nova Jerusalém, apresentando o Teatro ao ar livre que é realizado a encenação da Paixão de Cristo.
10. Sugestões de músicas








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE.                           1. Justificativa...