ATIVIDADES
COM TEXTOS
OBS.: O texto deverá ser escrito
com letra de imprensa grande e bem distribuídas, para que todos leiam.
Não
deve haver separação de sílabas (na largura do papel).
O
texto deve ser lido com clareza: fazendo a pontuação correta e mostrando as
palavras e as
pontuações na hora da leitura.
1.
ENTRE NA HISTÓRIA
A partir de uma historinha com
fantoche, as crianças criam coletivamente uma história da qual os personagens
principais serão elas próprias. Em seguida a professora escreve o texto criado
pelas crianças em folha de papel madeira para as crianças ilustrarem e
colocarem o título.
2.
MOMENTOS MÁGICOS
A professora escreve em uma folha
de papel madeira um texto coletivo, criado pelas crianças, falando dos melhores
momentos da turma, no mês ou no semestre, a partir das perguntas:
O que fizeram?
O que gostaram de fazer?
O que aprenderam?
3.
A MÚSICA É O TEMA
Ouvir uma música e ao final
solicitar das crianças que escrevam as palavras que chamaram sua atenção e que
desenhem o que elas representam. Em seguida, no grupo, as crianças vão
construir uma história coletiva com as palavras e o tema da música.
4.
TEXTO COM INTERFERÊNCIA
Primeiramente será lido um texto
exposto num cartaz.
As crianças
pesquisam e marcam todas as palavras do texto terminadas por letras indicadas
pela professora. Em seguida, cada grupo recebe fichas com essas palavras para
questionar: quais letras são escritas nesta palavra?
Outro
modo: as crianças pesquisam e, com lápis de cera pintam de vermelho as palavras
iniciadas com R. caso o R esteja no meio, grifam de azul. Se o R
estiver no final, grifam de verde. A professora vai sempre perguntando as
crianças onde escrever as palavras no quadro.
5.
CRIANDO COM OBJETOS
A professora
deve propor a criação de uma história coletiva sobre um objeto surpresa dentro
de uma caixa, fazendo bastante suspense para a turma, para despertar a
curiosidade e a criatividade.
6.
UMA AVENTURA
Contar uma
história de aventuras ao grupo. Propor que cada criança construa sua própria
aventura, com personagem principal criando
título e ilustrando.
7.
MONTE O TEXTO
Entregar
partes desordenadas de uma já história conhecida, solicitando que cada grupo
organize e monte o texto seguindo uma seqüência lógica. Pode ser também uma
música, um trava-língua, uma parlenda, uma história sem texto.
8.
BIOGRAFIA: QUEM SOU EU?
A professora
lê para as crianças biografias de pessoas famosas. Ex: Carlos Drumond, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, etc. depois solicita a
cada criança que fale sobre o seu melhor
amigo(a), tudo o que sabe sobre ele. Sugerir que cada criança pense sobre ela mesma e vá escrevendo ou
desenhando fatos de sua vida, mas não se identifica. Em seguida a professora
fará a leitura para que os demais identifiquem quem é o personagem.
9.
IDENTIFICANDO SÍLABAS NO TEXTO
Organizar a
turma em duplas. Entregar para cada dupla uma parlenda. Em seguida as crianças
irão circular uma palavra proposta pela professora. Depois a professora
comanda:
1.
Quantas sílabas tem essa palavra?
2.
Pinte as sílabas e façam uma contagem das mesmas.
3.
Quantas palavras há no texto?
4.
Tem mais palavras ou sílabas?
5.
Escrever palavras iniciadas com as sílabas em destaque?
6.
A dupla que escrever o maior número de palavras será a
vencedora.
10.
APRENDENDO COM CÓDIGOS
Falar sobre um
texto ou história, onde apareçam “códigos”. Ex: O pirilampo telegrafista.
Organizar a turma de modo que ela fique em duplas, para a realização de uma
atividade com frases secretas. Vencerá quem decifrar mais frases. Expor num
mural as letras com os códigos: A = ¤ ; B = § ; C = * ; D = # ;
E = & ; etc.
11.
DA FRASE AO TEXTO
Escolher um
livro de história conhecido. Selecionar algumas frases e propor aos alunos que as escrevam
espontaneamente. A partir das frases, cada criança irá produzir um pequeno
texto e depois apresentará a sua produção à turma.
12.
FRASES CRIATIVAS
Organizar a
turma em pares. Entregar manchetes de jornal para as duplas. A professora
sorteará uma letra, e as crianças terão de encontrar e circular uma palavra que
tenha a letra sorteada. Depois a dupla deverá recortar as palavras circuladas e
colá-las numa folha. O desafio é criar frases relacionadas com as palavras
coladas. As frases deverão ficar expostas na sala para eventuais correções do
próprio grupo, caso seja necessário.
13.
HISTÓRIA ENIGMÁTICA
O grupo irá
criar uma história na qual incluirá algumas gravuras para dar-lhe sentido.
Ex: Era uma
vez uma ? que
adorava ? . Mas ela ...
- Expor na
sala;
- Chamar
algumas crianças para contarem a história;
- Explorar as
palavras do texto: letra inicial, final, do meio,letras repetidas, explorar as
sílabas, nº de sílabas, etc.
14.
TRAVA-LÍNGUA
Expor ao
grupo, numa folha de papel grande, um trava-língua. Ex: O pinto pia. A pia pinga. Quanto mais a pia pinga, mais o pinto
pia. Propor que todos falem ao mesmo tempo, até decorarem. Desafiar quem
consegue falar mais rápido. Formar duplas e pedir que dite o trava-língua para
a outra escrever. Em seguida sugerir que criem um trava-língua.
15.
ADIVINHAÇÕES
Competição de
adivinhações. Dividir a turma em dois grupos. O primeiro grupo receberão fichas
contendo adivinhações. O segundo grupo receberão fichas com as respostas.
Vencerá a dupla que primeiro achar sua resposta.
16.
COSTURANDO UM TEXTO
Apresentar um
texto numa folha de papel madeira, que será lido coletivamente com a ajuda da
professora. Pedir que descubram palavras com 2 sílabas, 1 sílaba, com 3 e 4
sílabas. Concluída esta etapa, as crianças (em dupla ou grupos) receberão um quadro e farão a classificação
das palavras encontradas no texto: nº de letras e nº de sílabas.
17. QUEM
É O CULPADO?
Levar para a
sala uma parlenda conhecida como “Lá na
rua vinte e quatro”. Fazer a leitura para as crianças e depois entregar
frases soltas para que possam reconstruir a parlenda em papel madeira, de
acordo com o modelo:
LÁ NA RUA VINTE E QUATRO
A MULHER MATOU UM GATO
COM A SOLA DO
SAPATO
O SAPATO
ESTREMECEU
A MULHER MORREU
O CULPADO NÃO FUI EU.
18 PARLENDA PINTADA
Entregar uma
cópia da parlenda “Lagarta pintada”
para cada criança e realizar uma leitura coletiva.
LAGARTA PINTADA
QUEM FOI QUE TE PINTOU
FOI A VELHA CACHIMBEIRA QUE AQUI PASSOU
NO TEMPO DE AREIA FAZIA POEIRA
PUXA LAGARTA NA PONTA DA ORELHA.
Em seguida as
crianças deverão:
- Numerar as linhas.
-
Pintar a última palavra de cada linha.
-
Contar as letras das palavras pintadas.
-
Com lápis de cor, pintar as palavras iniciadas por: P, L,
V, Q, T, A.
-
Qual das letras tem mais palavras iniciadas.
- Circular de vermelho as palavras que se
repetem.
18.
RIMANDO
Escrever a
parlenda, HOJE É DOMINGO, no quadro. Após ser lida coletivamente, perguntar as
crianças quais as palavras que rimam. Após explorar bastante as rimas, entregar
uma folha de papel (para cada criança ou grupo) e pedir que elas copiem a parlenda mudando as rimas. Em seguida
ilustrá-la para ser colocada em exposição.
19.
O QUE É O QUE É
Distribuir
para cada dupla um envelope contendo uma adivinhação e a resposta, com as
letras soltas. Pedir que a dupla leia,
com ajuda da profª, a adivinhação e junte as letras para formar a resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.