sexta-feira, 18 de julho de 2014

ATIVIDADES COM TEXTOS

               ATIVIDADES COM TEXTOS

OBS.: O texto deverá ser escrito com letra de imprensa grande e bem distribuídas, para que todos leiam.
          Não deve haver separação de sílabas (na largura do papel).
          O texto deve ser lido com clareza: fazendo a pontuação correta e mostrando as palavras e as  
          pontuações na hora da leitura.

1.                         ENTRE NA HISTÓRIA
A partir de uma historinha com fantoche, as crianças criam coletivamente uma história da qual os personagens principais serão elas próprias. Em seguida a professora escreve o texto criado pelas crianças em folha de papel madeira para as crianças ilustrarem e colocarem o título.

2.                         MOMENTOS MÁGICOS
A professora escreve em uma folha de papel madeira um texto coletivo, criado pelas crianças, falando dos melhores momentos da turma, no mês ou no semestre, a partir das perguntas:
O que fizeram?
O que gostaram de fazer?
O que aprenderam?

3.                         A MÚSICA É O TEMA
Ouvir uma música e ao final solicitar das crianças que escrevam as palavras que chamaram sua atenção e que desenhem o que elas representam. Em seguida, no grupo, as crianças vão construir uma história coletiva com as palavras e o tema da música.

4.                         TEXTO COM INTERFERÊNCIA
Primeiramente será lido um texto exposto num cartaz.
As crianças pesquisam e marcam todas as palavras do texto terminadas por letras indicadas pela professora. Em seguida, cada grupo recebe fichas com essas palavras para questionar: quais letras são escritas nesta palavra?
   Outro modo: as crianças pesquisam e, com lápis de cera pintam de vermelho as palavras iniciadas com R. caso o R esteja no meio, grifam de azul. Se o R estiver no final, grifam de verde. A professora vai sempre perguntando as crianças onde escrever as palavras no quadro.
 





5.                         CRIANDO COM OBJETOS
A professora deve propor a criação de uma história coletiva sobre um objeto surpresa dentro de uma caixa, fazendo bastante suspense para a turma, para despertar a curiosidade e a criatividade.

6.                         UMA AVENTURA
Contar uma história de aventuras ao grupo. Propor que cada criança construa sua própria aventura, com personagem principal criando  título e ilustrando.

7.                         MONTE O TEXTO
Entregar partes desordenadas de uma já história conhecida, solicitando que cada grupo organize e monte o texto seguindo uma seqüência lógica. Pode ser também uma música, um trava-língua, uma parlenda, uma história sem texto.

8.                         BIOGRAFIA: QUEM SOU EU?
A professora lê para as crianças biografias de pessoas famosas. Ex: Carlos Drumond, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, etc. depois solicita a cada criança  que fale sobre o seu melhor amigo(a), tudo o que sabe sobre ele. Sugerir que cada criança  pense sobre ela mesma e vá escrevendo ou desenhando fatos de sua vida, mas não se identifica. Em seguida a professora fará a leitura para que os demais identifiquem quem é o personagem.

9.                         IDENTIFICANDO SÍLABAS NO TEXTO
Organizar a turma em duplas. Entregar para cada dupla uma parlenda. Em seguida as crianças irão circular uma palavra proposta pela professora. Depois a professora comanda:
1.                       Quantas sílabas tem essa palavra?
2.                       Pinte as sílabas e façam uma contagem das mesmas.
3.                       Quantas palavras há no texto?
4.                       Tem mais palavras ou sílabas?
5.                       Escrever palavras iniciadas com as sílabas em destaque?
6.                       A dupla que escrever o maior número de palavras será a vencedora.

10.                     APRENDENDO COM CÓDIGOS
Falar sobre um texto ou história, onde apareçam “códigos”. Ex: O pirilampo telegrafista. Organizar a turma de modo que ela fique em duplas, para a realização de uma atividade com frases secretas. Vencerá quem decifrar mais frases. Expor num mural as letras com  os códigos: A = ¤ ;  B = § ; C = * ;  D = # ;  E = & ;  etc.

11.                     DA FRASE AO TEXTO
Escolher um livro de história conhecido. Selecionar algumas frases  e propor aos alunos que as escrevam espontaneamente. A partir das frases, cada criança irá produzir um pequeno texto e depois apresentará a sua produção à turma.

12.                     FRASES CRIATIVAS
Organizar a turma em pares. Entregar manchetes de jornal para as duplas. A professora sorteará uma letra, e as crianças terão de encontrar e circular uma palavra que tenha a letra sorteada. Depois a dupla deverá recortar as palavras circuladas e colá-las numa folha. O desafio é criar frases relacionadas com as palavras coladas. As frases deverão ficar expostas na sala para eventuais correções do próprio grupo, caso seja necessário.

13.                     HISTÓRIA ENIGMÁTICA
O grupo irá criar uma história na qual incluirá algumas gravuras para dar-lhe sentido.
Ex: Era uma vez uma    ?       que adorava     ? .  Mas ela ...   
- Expor na sala;
- Chamar algumas crianças para contarem a história;  
- Explorar as palavras do texto: letra inicial, final, do meio,letras repetidas, explorar as sílabas, nº de sílabas, etc.

14.                     TRAVA-LÍNGUA
Expor ao grupo, numa folha de papel grande, um trava-língua. Ex: O pinto pia. A pia pinga. Quanto mais a pia pinga, mais o pinto pia. Propor que todos falem ao mesmo tempo, até decorarem. Desafiar quem consegue falar mais rápido. Formar duplas e pedir que dite o trava-língua para a outra escrever. Em seguida sugerir que criem um trava-língua.

15.                     ADIVINHAÇÕES
Competição de adivinhações. Dividir a turma em dois grupos. O primeiro grupo receberão fichas contendo adivinhações. O segundo grupo receberão fichas com as respostas. Vencerá a dupla que primeiro achar sua resposta.
  
16.                     COSTURANDO UM TEXTO
Apresentar um texto numa folha de papel madeira, que será lido coletivamente com a ajuda da professora. Pedir que descubram palavras com 2 sílabas, 1 sílaba, com 3 e 4 sílabas. Concluída esta etapa, as crianças (em dupla ou grupos)  receberão um quadro e farão a classificação das palavras encontradas no texto: nº de letras e nº de sílabas.
 









17.  QUEM É O CULPADO?
Levar para a sala uma parlenda conhecida como “Lá na rua vinte e quatro”. Fazer a leitura para as crianças e depois entregar frases soltas para que possam reconstruir a parlenda em papel madeira, de acordo com o modelo:
  
LÁ NA RUA VINTE E QUATRO
A MULHER MATOU UM GATO
COM A SOLA DO SAPATO
O SAPATO ESTREMECEU
A MULHER MORREU
O CULPADO NÃO FUI EU.
              
18    PARLENDA PINTADA
Entregar uma cópia da parlenda “Lagarta pintada” para cada criança e realizar uma leitura coletiva.
   LAGARTA PINTADA
   QUEM FOI QUE TE PINTOU
   FOI A VELHA CACHIMBEIRA QUE AQUI PASSOU
   NO TEMPO DE AREIA FAZIA POEIRA
   PUXA LAGARTA NA PONTA DA ORELHA.
Em seguida as crianças deverão:
     - Numerar as linhas.
        - Pintar a última palavra de cada linha.
        - Contar as letras das palavras pintadas.
        - Com lápis de cor, pintar as palavras iniciadas por: P, L,
                  V, Q, T, A.
        - Qual das letras tem mais palavras iniciadas.
     - Circular de vermelho as palavras que se repetem.

18.                     RIMANDO
Escrever a parlenda, HOJE É DOMINGO, no quadro. Após ser lida coletivamente, perguntar as crianças quais as palavras que rimam. Após explorar bastante as rimas, entregar uma folha de papel (para cada criança ou grupo) e pedir que elas copiem  a parlenda mudando as rimas. Em seguida ilustrá-la para ser colocada em exposição.

19.                     O QUE É O QUE É
Distribuir para cada dupla um envelope contendo uma adivinhação e a resposta, com as letras soltas. Pedir que a dupla  leia, com ajuda da profª, a adivinhação e junte as letras para formar a resposta.
              



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para melhoria do meu blog.

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE

PROJETO CARNAVAL E SUA HISTÓRIA: UM PASSEIO PELOS VELHOS CARNAVAIS DO RECIFE.                           1. Justificativa...